segunda-feira, 20 de junho de 2011

Qual a importância da Campanha da Fraternidade sobre a juventude? Dom Eduardo Pinheiro responde.

Com a Campanha da Fraternidade em 2013 focada na juventude, a Igreja do Brasil abrirá ainda mais o coração para a novidade que os jovens sempre trazem. É o que pensa Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, que propôs o tema escolhido pelo Conselho Permanente da CNBB.
O bispo-auxiliar de Campo Grande comemorou a escolha e a mobilização dos jovens, que, num prazo de quatro meses, recolheram em todo o país quase 300 mil assinaturas na petição encaminhada aos bispos em apoio ao tema. Veja a seguir a entrevista que Dom Eduardo concedeu aos Jovens Conectados nesta quinta-feira (16).

Jovens Conectados: Dom Eduardo, qual a importância da escolha desse tema da Campanha da Fraternidade de 2013 para a juventude  e para a Igreja do Brasil?
Dom Eduardo Pinheiro: Teremos um ano todinho direcionado, voltado à juventude. A campanha é muito mais abrangente dentro desse ano de 2013, especialmente com várias outras atividades que estamos organizando com relação à juventude. Os jovens vão se beneficiar com as respostas concretas que o episcopado, que a  Igreja lhe dará. E a Igreja vai se beneficiar porque vai abrir mais o ouvido, o coração, as portas para a novidade que a Juventude

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Despertar Vocacional - São Paulo

Nos dias 11 e 12 de junho foi realizado em São Paulo a primeira etapa do "Despertar Vocacional", onde 38 jovens participaram de forma positiva.

Agora, a segunda e terceira etapa estão sendo aguardadas com enorme ansiedade.



"Continuamos a rezar por eles, pois Deus tem seus caminhos e alguma coisa pode ter mexido dentro deles. É muito bom e compensador fazer esse trabalho com a juventude que se encontra sem  rumo e sem sentido para a vida. Que Deus seja louvado por nós através destes encontros". (Ir. Carimeli)


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Está decidido: Campanha da Fraternidade de 2013 será sobre a juventude





Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB. O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep. 
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.
Da CNBB

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude - Pastorais da Juventude - 15 de junho


Querida juventude brasileira, a vida juvenil pede nossa atenção!


"Eu vim para que todos tenham vida e
a tenham em abundância" (Jo 10, 10)

O próximo dia 15 de junho marca os dois anos de morte do Pe. Gisley Azevedo Gomes, assessor do Setor Juventude da CNBB. A saudade que cada jovem carrega em si pode ser a chance de um novo começo, de continuidade de um projeto que luta pela vida da juventude e que crê em um Jesus Ressuscitado, que renova as estruturas e luta pelo pobre e oprimido. A sua ausência se faz presença no meio da juventude, serve de luz, inspiração e motivação para que cada jovem cultive em si a indignação e se sinta incomodado ao ver tantos outros jovens mortos todos os dias. A Juventude é vida e quer viver! Quer viver um "um novo céu, uma nova terra"(Is 65,17) e construir a Civilização do Amor.